Tuesday, March 19, 2013

Nunca me vou habituar a isto...


Trabalho com génios. Dizem-me eles, pelo menos.
Há 3 anos que faço isto e o sentimento é sempre o mesmo. São todos tão melhores que eu.
Hoje discutia ao almoço, com dois amigos, que se acham génios. O mundo deve-lhes vénias, tal é a prodigiosidade. Tal é o aumento de sabedoria que trouxeram a mundo assim que paridos. Tal é a contribuição que deixam, por aqui, a cada passo, a cada palavra, a cada gesto.

Eu fico calada. A genialidade incomoda-me. Atormenta-me.
Porque vais ficar aqui 5 anos e não te vais embora? O Emirates dão dinheiro, os Estado Unidos dão inteligencia.

E eu permanecia calada. As puras certezas incomodam-me. Atormentam-me.
Isso que estás a fazer? Isso é fácil! Isso é álgebra, simples. Não é um drama. O meu trabalho sim, é um infortúnio que salvará o mundo. É difícil, é digno de nóvel.

Encolho-me calada. A falta de humildade incomoda-me. Atormenta-me.

Um dia hei-de aprender que neste mundo, que eu tanto amo como odeio, é mais inteligente quem trabalha mais.
Neste mundo é mais inteligente quem não tem fins de semana, quem não tem horários, quem dorme menos.

Neste mundo tu que entras às 9 e sais às 18, que cozinhas por amor, que lês por gosto, que passeias sem razão, não tens lugar.
 E eu permaneço calada. Este mundo incomoda-me. Atormenta-me.

Antes do elevador se fechar e os perder de vista limitei-me a esconder-me na minha ignorância.  Um dia estas pessoas vão trabalhar numa empresa... e olhar para trás e dizer:

"Obrigada governo, pelos melhores anos da minha vida, pelo melhor emprego da minha vida."

 E aí sim, eu vou sentir-me um génio.

2 comments: